Acesso Restrito à Clientes

Notícias




Biometria já é de uso comum no dia a dia das empresas!
Fonte: Tecnologia Especiais

O que é biometria?
 
  
A Biometria é um método de reconhecimento de indivíduos através de uma característica física ( como a impressão digital ) ou comportamental ( como a assinatura).
Esta definição de biometria, leva-nos a pensar na biometria como tecnologia futurística, no entanto, já está sendo utilizada em grande escala nos mais variados locais.
A biometria é extremamente importante. Além de ser um sistema seguro e prático, ainda consegue resolver situações de difícil controle por parte de instituições públicas ou privadas.

Existem vários tipos de identificadores biométricos:

 
Impressão Digital – tecnologia de autenticação biométrica mais utilizada mundialmente. O leitor reconhece diversos pontos no dedo, que, combinados entre si em uma matriz de linhas e colunas, identificam única e exclusivamente uma pessoa.
 
Geometria da Mão – aplicada geralmente em aeroportos, agências de seguros, hospitais e centros de imigração. Em termos de funcionalidade, este sistema é semelhante ao da impressão digital, contudo ocupam mais espaço e são mais caros. O leitor neste caso, lê o topo e os lados das mãos e dos dedos, assim como a distância entre articulações e suas formas.
 
Reconhecimento da Íris – A biometria através da íris (parte colorida dos olhos em torno da pupila), apesar de ser de valor elevado atualmente, confere segurança e a praticidade de não implicar em contato físico do utilizador com o leitor, pois trata-se simplesmente de uma micro câmera que tira uma foto do olho, identificando uma íris diferente para cada pessoa.
 
Padrão da Voz –Atualmente é usada para controlar o acesso a escritórios de média segurança, laboratórios e instalações de computadores. Os padrões harmônicos da fala são formados por uma combinação de fatores físicos e comportamentais.
 

Reconhecimento Facial – O reconhecimento facial baseia-se na identificação do utilizador através das proporções entre os olhos, nariz, queixo, maçãs do rosto e orelhas, pois estes limites são únicos em cada pessoa. 

 

Outras formas de identificação – Assinatura, geometria da orelha, retina, reconhecimento térmico, entre outras.

A necessidade de obter informações precisas dos colaboradores das organizações constituiu o principal motivo de desenvolvimento da Biometria nos sistemas de Tratamento de Ponto e Controle de Acesso. O registro de entradas e saídas é efetuado através de um sensor de impressões digitais, conferindo 100% de segurança no reconhecimento de quem está registrando o ponto ou o acesso. Acabam-se as fraudes e tentativas de burlar os locais onde são instalados.
As empresas em geral se beneficiam, pois não mais é possível uma pessoa registrar o ponto de outras, através do empréstimo do crachá ou cartão de papel.
Empresas em diversos ramos de atividade, podem controlar o acesso, bloqueando inadimplentes e pessoas que não estejam autorizadas a entrar.
Escolas, podem eliminar o acesso de pessoas que ponham em risco a segurança das crianças.
Alem destas aplicações, a biometria é utilizada em controle de produção, controle de rondas, proteção da informação, comércio eletrônico, bancos , trocando algo que você sabe (senhas ) e algo que você tem ( cartões de crédito) por algo que você realmente é (característica física ou comportamental).

A Identifica Automação já tem milhares de unidades de produtos em seus clientes que utilizam a tecnologia da biometria digital para acesso ao ponto, bem como para acesso a departamentos com restrições.